Powered By Blogger
"Existem derrotas, mas não existe o sofrimente. Um verdadeiro guerreiro sabe que ao perde uma batalha está melhorando sua arte de manejar a espada. E assim saberá lutar com mais habilidade no proximo combate."

Todos podem te Humilhar mais se vc for determinado vc chega la! Só basta acreditar!!


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Treino específico para GR de futsal

Esses tipos de treinamento podem ser realizados separadamente ou mesclados em uma secção de treinamento, deve-se respeitar o período de preparação que se encontra a equipe, e durante a competição o "feeling" do preparador de goleiros é muito importante, além do acompanhamento estatístico, para direccionar o treinamento.

DESLOCAMENTOS: treinamento para membros inferiores, utilizando deslocamentos que os goleiros utilizam durante uma partida. Esses exercícios são de máxima importância porque servem de base para o restante da temporada, eles consistem dentro de suas variações em: deslocamento lateral, deslocamento para frente e deslocamento para trás.

BOLAS RASTEIRAS: treinamento de lateralidade, com exercícios variados podendo, dentro desses, variar tipos de bola e situações diferentes.

BOLAS MÉDIAS: treinamento de lateralidade, com exercícios variados podendo, dentro desses, variar tipos de bola e situações diferentes.

BOLAS ALTAS: treinamento de lateralidade, com exercícios variados podendo, dentro desses, variar tipos de bola e situações diferentes.

AGILIDADE: deslocar-se de um ponto ao outro o mais rápido possível utilizando fundamentos técnicos.

TEMPO DE REACÇÃO/VELOCIDADE DE REACÇÃO: capacidade de reagir na menor unidade de tempo possível a situações não previstas no desenvolvimento do jogo. Criar exercícios que exijam reacção rápida.

SAÍDAS: situações que o goleiro deixa o gol para executar uma defesa. Esse tipo de treinamento é dividido em: saída em bolas altas, com pegada e/ou socando a bola; e saída em baixo, que pode ser de joelhos, guarda baixa com os joelhos bem flexionados, guarda alta quase na posição em pé.

RECUPERAÇÃO: tipo de defesa muito usada pelos goleiros de futsal, este tipo de treinamento consiste em executar exercícios com mais de uma defesa, sempre variando o lado da defesa e o tipo de bola.

REPOSIÇÃO DE BOLA: com as mãos sendo: lançamento clássico, directo, de baixo para cima e bola rápida. Com os pés: passe e lançamento.

TREINO TÉCNICO: exercícios de todos os fundamentos, corrigindo posicionamento e movimento técnico.

BOLAS VARIDAS: treinamento variando bolas rasteiras, bolas médias, bolas altas.

RESISTÊNCIA DE VELOCIDADE: exercícios de alta intensidade, com variações de fundamentos, que variam entre 30 a 90 segundos por exercício.

VELOCIDADE: exercícios de alta intensidade, com variações de fundamentos, que variam de 0 a 10 segundos por exercício.
No início da preparação aconselho começar com os treinamentos de deslocamento, introduzindo fundamentos como pegada alta e pegada baixa. Os treinamentos de resistência de velocidade e velocidade precisam acompanhar o estágio da preparação física para que se consiga bons resultados no desempenho dos goleiros, os outros podem ser adequados de acordo com as necessidades da preparação. Espero poder estar compartilhando essas ideias, assim como, estar recebendo outras para poder melhorar e aprimorar este tema que é tão pouco discutido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário